Carta ao recém-formado da saúde

A faculdade é uma fase maravilhosa em nossas vidas, onde nos abrimos ao aprendizado e também construímos grandes amizades que levamos para a vida toda. Amadurecemos, alimentamos sonhos, desistimos de outros, aperfeiçoamos nosso caráter e estudamos, estudamos muito.

Formei. E agora?

Quando chega a formatura acendem diversas interrogações na mente. O que fazer? Onde trabalhar? É melhor montar nossos espaços e começar os atendimentos ou ganhar experiência trabalhando para outros profissionais, sistema público de saúde, instituições, etc.

São tantas perguntas que acabam nos deixando sem rumo, indecisos e, por fim, acabamos optando pelo caminho que é possível naquele momento ou o mais prático. Mas independentemente de qual decisão tomamos, sem há a possibilidade de iniciar atendimentos particulares, por conta própria e com isso nos deparamos com a realidade: captação e fidelização para ter recorrência de pacientes leva anos e cresce lado a lado com o nosso amadurecimento profissional.

Uma das estratégias usada pela maioria dos recém-formados é a inscrição em convênios para captar os seus primeiros pacientes, ganhar experiência e uma renda mínima. As promessas feitas por convênios são maravilhosas, mas apenas pra quem contratou, já que todos os profissionais da área da saúde concordam que os recebíveis destas empresas são extremamente baixos e por muitas das vezes são glosados (não são pagos).

O que fazer então?

Os serviços que os convênios não cobrem são o caminho para a grande maioria dos profissionais conseguirem equilibrar um pouco a balança financeira.

Lendo isto, pensamos: então não vale a pena ser credenciado em convênio. Esta questão acredito ser particular, irá depender do trabalho comercial de cada profissional e sua equipe.

Encaminhamentos via convênios podem ser uma grande fonte de captação de pacientes para todos os recém-formados. Geram uma baixa renda, mas garantem vasta experiência ao longo dos anos, com grande probabilidade de fidelização em alguns casos. O importante é ter a calculadora à mão para analisar se está valendo a pena e sempre refletir sobre o modelo do seu atendimento.

O que posso fazer para fidelizar o público que já me conhece?

Ao realizar atendimentos por convênios, seus pacientes aumentam rápido em comparação aos atendimentos particulares, por isso sempre devemos ter em mente uma estratégia comercial e de marketing para expandir a marca ou o nome no mercado, com engajamento nas redes sociais e todo material de identificação e facilitação para agendamento de consultas. Esse é um caminho importante para os pacientes particulares, pois são eles que realmente irão trazer lucro e impactar positivamente na balança financeira.

Fique ciente que montar seu consultório/sala de atendimento custa caro e mais caro ainda é o custo fixo para manter o espaço quando pensamos nos altos valores todo o mês. Imagina a despesa anual com manutenção física, impostos, licenças e alvarás? E a responsabilidade de manter o espaço funcional cabe apenas ao proprietário.

Que profissional você quer ser no futuro? Quais pacientes você quer atender e ter na sua base de contatos?

A captação e fidelização de pacientes demanda tempo e certa habilidade, lembrando que você, profissional da saúde, tem como obrigação atender bem cada pessoa e fazer o seu melhor. Saiba que todos nós também seremos um pouco psicólogos, terapeutas, bons ouvintes e mais. Grande parte dos pacientes se sentem à vontade para dividir seus problemas conosco, já que ao confiar no profissional, acabam se abrindo e revelando seus receios e isso é ótimo.

Seus pacientes serão como sua mãe, filho ou o bem que você mais ama, por isso os trate bem, respeite seus medos, anseios e principalmente tenha calma nos atendimentos, muitos deles já passaram por traumas que você nem imagina. No final de todo esse processo, verá que os pacientes mais problemáticos e que tiveram os problemas sanados com profissionalismo e humanidade, serão os que lhe renderão a propaganda mais positiva durante sua jornada.

Desejo todo o sucesso do mundo a você! Conte sempre com a Pocket Clinic para que você expanda seus atendimentos e consiga conquistar grandes objetivos.

Por Dr Lucas Algodoal, cirurgião dentista, co-founder Pocket Clinic.

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